domingo, 15 de fevereiro de 2009

Deus é Boca (2003)

Maurício Dias e Walter Riedweg mostraram, durante a 4ª Bienal do Mercosul, a instalação em vídeo Deus é Boca, um recorte da cultura brasileira que se estende desde audiências em juízo até cultos evangélicos, de políticos em campanha eleitoral até ritos de umbanda. Um travesti desdentado de Copacabana lê trechos da Constituição Federal, ao passo que, na tela ao lado, uma vereadora aparece num baile funk . Todas as formas sincretistas da religião são mobilizadas. Em uma mistura explosiva de sexo, religião, misticismo e poder explicita-se, numa linguagem visual sugestiva, a vida fervilhante do maior país tropical do mundo, ao passo que atores jogam bingo numa caixa de vidro. Enquanto os atores jogam um bingo absurdo ao vivo, nas telas são projetadas 44 definições diferentes de Deus, todas com 4 letras, entre elas Deus é Nada, Deus é Ódio, Deus é Arte, Deus é Drag, Deus é Tudo, Deus é Bofe, Deus é Diva, Deus é Boca.
Mas o caleidoscópio de Dias e Riedweg transcende, em muito, a religião. Trata de uma “carnavalização da vida” (segundo Roberto da Matta), de uma penetração de toda a existência por valores carnavalescos, que produz conseqüências políticas e culturais de longo alcance.
Em cada cidade que o trabalho é apresentado, atores locais são convidados para trabalhar na obra, criando suas pŕoprias intervenções e textos. O trabalho ficou em cartaz, em Porto Alegre, por três meses. Os atores trabalhavam de terça a domingo, em turnos de três horas, realizando intervenções de 1 minuto a cada 4 minutos da obra. Viviane, enquanto jogava bingo, fazia uma dubladora cujos movimentos da boca e som da voz ficavam “dissincronizados”, embora realizados ao vivo pela atriz.

Ficha Técnica:
Autores: Maurício Dias e Walter Riedweg
Elenco: Daniel Freitas, Lígia Riggo, Luiz Brum e Viviane Juguero
O texto acima foi, em parte, adaptado do comentário de Alfons Hug, curador da Mostra Transversal, presente no livro sobre a 4ª Bienal do Mercosul, editado pela Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul com o apoio institucional da LIC/RS.
Fotos: Carlos Cruz

Evento: Bienal de Artes Plásticas do MERCOSUL de 2003
Local: Santander Cultural
Período: outubro e novembro de 2003

Fotos: Carlos Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário