terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Saindo da Gaveta (2006-2008)


SAINDO DA GAVETA
Encontro de escritores, atores, etc. e tal
O Saindo da Gaveta foi um projeto de discussão e análise da criação literária, aberto a todas as pessoas, que aconteceu, ininterruptamente, desde o dia 24 de outubro de 2006 até o dia 07 de abril de 2008, com dois encontros mensais, que aconteciam na Palavraria. O Saindo da Gaveta fomentou a discussão sobre as diversas formas da criação escrita: teatro, crônica, conto, poesia, música, etc., em um ambiente descontraído, unindo autores com trabalhos já consolidados, novos escritores e amantes da literatura. Com o objetivo de discutir, pesquisar e experimentar diferentes idéias e pontos de vista na abordagem da produção literária, eram comentados aspectos estéticos, lingüísticos, temáticos e estruturais, em uma conversa onde cada pessoa presente dava sua opinião e levantava questões, sem haver a condução de um debatedor específico.A única regra inviolável era a de que os trabalhos debatidos deviam ser inscritos pelo próprio autor e lidos na presença do mesmo, pois a intenção era aprimorar técnicas da escrita e analisar os diferentes processos de criação. A adesão dos autores e leitores foi espontânea e gratuita em encontros com entrada franca.
O sucesso da iniciativa pode ser comprovado com o resultado: 36 encontros, 41 autores e 214 textos. Dentre os criadores presentes, podemos citar: Jorge Rein, Viviane Juguero, Letícia Schwartz, Bruno Paiva, Cezar Dias, Sidnei Schneider, Manuel Búrigo, Marcus Minuzzi, Rafael Trombetta, Paulo Ribas, Américo Conte, Maira Knop, Etienne Blanchard, Mônica Papescu, Fátima Silva, Silvane Romero, Jessé Oliveira, João Antônio Pereira, José Alberto Santos da Silva, Dedé Ribeiro, Manuel Bauer Estivalet, Renato Müller, Salavador, Rita Maurício, Moira Stein, Nelson Rodrigues Sâo Bento Jr., Zilá Mesquita.
Agora, o Saindo da Gaveta plantou sua semente e espera recolher os frutos. Sabemos que esse projeto deve fomentar muitos outros que, em breve, estarão sendo divulgados por aí. O projeto está “fechando a gaveta” com uma enorme quantidade de reflexões e ganhos que ela agora guarda. Os participantes também seguem o mesmo processo: há momentos de abrir a gaveta, há momentos para esperar amadurecer as idéias. Assim, as gavetas seguirão abrindo e fechando, conforme os processos criativos de cada um.
Idealização: Viviane Juguero, Letícia Schwartz e Jorge Rein
Produção: Delta V. Produções
Arte Gráfica: José Renato Pereira

Um comentário:

  1. valeu viv ! muita força p fmília e o teatro etc ! qdo precisar d um ator ou souber kem precisa me chama- fiz uma performance no arena com a pati soso do urso, bailei etc tu ficou sabendo ? a sol tava lá. agora to no get- grupo experimental de teatro de porto alegre dir. maurício guzinski. e na urgs tbém - letras , teatro curso 2. bjos extensivos à família !

    ResponderExcluir